fbpx

Aconselhamento Pré-Concepcional

Aconselhamento Pré-Concepcional para uma gravidez saudável

atuação

Quando o casal decide por programar uma gestação, o período que antecede a concepção é crucial para o desenvolvimento de uma gravidez saudável. E, por esta razão, em âmbito global são propostas ações de promoção da saúde e de prevenção de agravos a serem implementadas antes que haja qualquer imprevisto.

Esses cuidados têm como objetivo melhorar o estado de saúde e reduzir comportamentos e fatores que contribuem para maus resultados de saúde materna e infantil.

Conheça os 9 cuidados para uma gravidez saudável:

  1. a promoção de alimentação e nutrição adequadas,
  2. a promoção de ambiente seguro,
  3. a prevenção e o controle de doenças,
  4. o aconselhamento genético, 
  5. a promoção de saúde mental, 
  6. a identificação de condições precárias de vida e de violência interpessoal, 
  7. a prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas, 
  8. a prevenção de gravidez sucessiva,
  9. o tratamento da infertilidade.

Apesar dessa importância estudos apontam que a relação entre a realidade é estreita, pois muitas mulheres não planejam a gravidez. Dessa forma, acabam perdendo um tempo importante para orientações nutricionais e medicamentos.

Mulheres que planejam a gravidez são mais propensas a realizar o preparo pré-concepcional.

Do ponto de vista individual, a escolaridade, o estado conjugal e a experiência reprodutiva são também elementos determinantes na realização do período que antecede o pré-natal. Pouco se sabe sobre sua prevalência em países como o Brasil, em que a proporção de gestações planejadas ainda é baixa.

A consulta com o especialista em Obstetrícia é fundamental para que haja um cronograma de orientações exames uso de medicamentos cuidados a serem seguidos. Além de identificar qualquer fator de risco existente entre o casal e determinar condutas necessárias para uma gestação futura saudável.

Open chat
1
Olá!!
Você está precisando de ajuda?